Rede Mater Dei de Saúde

A Rede Mater de Sáude é composta por duas unidades hospitalares de grande porte: a unidade Santo Agostinho, inaugurada em 1980, e a moderna unidade Contorno, inaugurada em 2014, onde se concentra a maioria dos atendimentos e atividades cirúrgicas da equipe.

Hospital Mater Dei Contorno

A Unidade conta com as instalações e os equipamentos modernos para oferecer agilidade, qualidade no atendimento, segurança e conforto aos pacientes. O planejamento e construção do Mater Dei Contorno teve como foco principal oferecer mais qualidade no atendimento aos clientes com a mesma filosofia Mater Dei: atendimento diferenciado, personalizado e humanizado. As equipes que participaram do projeto visitaram diversas instituições nacionais e internacionais que trabalham em rede para desenhar um fluxo de atendimento inteligente, de forma a otimizar o tempo e a efetividade para a realização da assistência com excelência e foco no cliente. 

Pronto-socorro

Construído em uma área de mais de 4 mil m², o serviço tem capacidade para atender até 114 pacientes simultaneamente. Foi projetado com uma estrutura ampla, acesso rápido, mais acolhimento e um sistema de fluxo que proporciona mais conforto, agilidade e segurança para pacientes, acompanhantes, equipes assistenciais e corpo clínico. O Pronto-socorro do Mater Dei Contorno também conta com Serviços de Diagnóstico no mesmo andar, para evitar o deslocamento dos pacientes. Equipado com aparelhos de ultima geração, o Pronto-socorro possui Radiografia digital e Tomografia de 128 canais com baixa dose de radiação.

Centro Cirúrgico

 

O Centro Cirúrgico da Unidade Contorno conta, em sua capacidade plena, com 21 salas totalmente equipadas, sendo 4 salas integradas com sistema que possibilita a disponibilização de imagens de exames do paciente nos monitores dispostos no ambiente. Há duas salas cirúrgicas “inteligentes”, com multiconectividade, que permitem a visualização e integração de imagens em alta definição e de várias fontes (paciente, aparelhos, monitores, exames anteriores), favorecendo a realização otimizada de videocirurgia, monitorização de procedimentos, cirurgias endoscópicas e videoconferência.

Outra inovação para Minas Gerais, o Centro Cirúrgico conta, ainda, com uma sala totalmente equipada para a realização de cirurgias robóticas, uma tecnologia ainda incipiente no Brasil. Trata-se de um processo em que o médico recebe imagens em 3D de alta definição e com grande ampliação, e realiza os movimentos operatórios por intermédio de um robô controlado por um console (como um “joystick”). Tanto a câmera que gera as imagens quanto os braços do robô tem acesso a uma cavidade do corpo humano (torácica, abdominal, por exemplo), evitando uma abertura da mesma para a cirurgia, configurando uma intervenção minimamente invasiva. 
Tanto as salas “inteligentes” quanto a sala de Cirurgia Robótica e a Sala Híbrida, possibilitam a gravação da cirurgia em HD e a transmissão das imagens para qualquer lugar do mundo ou dentro do próprio hospital.

Hospital Integrado do Câncer (HIC)

Fazendo parte do complexo do Mater Dei Contorno, com entrada pela Rua Uberaba, 900, o Hospital Integrado do Câncer contém fluxos e atendimento exclusivos para o tratamento dos pacientes oncológicos. Ele está inserido em uma estrutura de Hospital geral multidisciplinar e de multiespecialidades, facilitando o atendimento pelas mais variadas especialidades médicas da oncologia, incluindo a cirurgia oncológica. Com capacidade para mais de 3.400 atendimentos por mês, o Hospital Integrado do Câncer conta com fluxo organizado de acordo com as etapas de acompanhamento, diagnóstico, consultas, exames e decisões clínicas. Um cartão de identificação exclusivo permite o acompanhamento dos pacientes em todos os serviços do Hospital pelas equipes assistenciais e de apoio.
 
No Hospital Integrado do Câncer, os clientes receberão os cuidados de equipes médica e de enfermagem diferenciadas e especializadas, com o apoio do Mater Dei Medicina Diagnóstica, um parque completo de exames de diagnóstico, em um único andar, diminuindo a necessidade de deslocamento e facilitando as demandas de exames. Além disso, em um andar acima está localizado o Centro Cirúrgico e, um andar abaixo, o Centro de Terapia Intensiva – CTI.

O pioneirismo tecnológico do Hospital Integrado do Câncer, com o suporte do Mater Dei Medicina Diagnóstica, traz, ainda, o que há de mais moderno na Medicina Nuclear para diagnóstico e monitoramento de tratamentos oncológicos, o PET-CT. O aparelho possui baixa exposição de dose de radiação para o paciente, melhor controle de captação de lesões existentes e possibilita monitorar a efetividade dos tratamentos oncológicos, como quimioterapia, imunoterapia e radioterapia. Uma tecnologia que detecta lesões e pequenos tumores que só seriam observados em diferentes exames.

E, completando o ciclo de serviços oncológicos, o Hospital Integrado do Câncer Mater Dei tem o Pronto-socorro Oncológico. Inaugurado em junho de 2015, é o primeiro de Minas Gerais, o segundo do país e busca suprir uma das maiores carências do setor em todo o país, permitindo o atendimento rápido às urgências oncológicas. O Serviço funciona todos os dias, 24 horas, para atendimento adulto e pediátrico de emergências oncológicas advindas do tratamento ou evolução da doença.
 
Com estrutura diferenciada e equipe especializada e multidisciplinar, o Pronto-socorro Oncológico atende a todos os níveis de complexidade oncológica, como neutropenia febril (baixa de imunidade com quadro de febre associada), dor tumoral, toxicidades e complicações imediatas nas primeiras 24 horas e tardias do tratamento sistêmico e radioterápico ambulatorial, além de pacientes em cuidados suportivos e paliativos com necessidade específica de atendimento emergencial. Vale ressaltar que o Serviço está aberto para atender a pacientes, em caso de urgência oncológica, que realizam tratamento na Rede Mater Dei de Saúde ou em outros serviços da cidade.
 
O Hospital Integrado do Câncer prioriza a cultura de segurança assistencialvoltada para prevenção, controle e redução dos riscos no ambiente hospitalar, identificando, de forma contínua, as necessidades de melhorias no processo e proporcionando sempre uma assistência segura e de qualidade para o cliente.
 
Para os pacientes oncológicos e seus familiares que necessitam de um tratamento holístico, o Hospital Integrado do Câncer os acolherá nas diversas necessidades e fases de tratamento. Uma iniciativa que contempla a filosofia de atendimento diferenciado, personalizado e humanizado do Mater Dei, sendo fiel à sua missão do compromisso com a qualidade pela vida.

Certificação Internacional

O Mater Dei Contorno é o primeiro hospital de Minas Gerais a receber a acreditação da Joint Commission International – JCI e está entre os 28 hospitais do Brasil com a certificação. O Hospital está em seu segundo ano de funcionamento e já figura entre o seleto grupo dos hospitais com acreditação internacional. 

Voltada para área assistencial, a JCI avalia desde a entrada do paciente no hospital, passando pelo atendimento até à alta, comparando a conformidade das práticas do hospital, com as diferentes normas acreditadoras. Atualmente, o foco principal são a Segurança Assistencial e a Segurança do Ambiente físico para todos os membros da comunidade hospitalar.

xxx

Unidade Contorno

Avenida do Contorno, 9000

Barro Preto

Unidade Santo Agostinho

Rua Gonçalves Dias, 2700

Santo Agostinho

31 3339-9000

31 3339-9000

Quíron

Clínica Cirúrgica Avançada

Rua Santa Rita Durão, 20,  sala 708

Bairro Funcionários

Belo Horizonte - MG

31  2552-4823

Hospital Integrado do Câncer

Rede Mater Dei de Saúde

 

Hospital Mater Dei Cotorno, 4 andar

Entrada pela Rua Uberaba, 900

Belo Horizonte - MG

 

31  3401-7490

Mais Saúde 

Rede Mater Dei de Saúde

Rua Bernardo Guimarães, 2785

Bairro Santo Agostinho

Belo Horizonte - MG

 

31  3339-9595

© 2016 por Daniel Paulino Santana. Todos os direitos reservados