Pandemia por COVID-19 e Oncologia

Enfermeira e paciente
Mulher & Doctor
Equipamentos de proteção

Diante de uma pandemia como a da COVID-19,  outras importantes doenças acabam sendo deixadas em segundo plano. E mais, dependendo da sobrecarga de pacientes infectados sofrida pelo sistema de saúde tanto público como privado, os profissionais não consigam atender adequadamente pacientes de outros patologias. E, entre eles, há uma preocupação especial com o câncer. Uma doença já instalada, grave, com alta letalidade, principalmente se tratada de maneira adequada ou descontinuada. Essa é uma particularidade dos pacientes candidatos a cirurgias oncológica, os que podem ser mais prejudicados com o cenário de limitação de recursos que pode se instalar nas próximas semanas.

Além disso, pessoas diagnosticadas com um tumor são mais suscetíveis a complicações da COVID-19, a enfermidade provocada pelo novo coronavírus. Por outro lado, via de regra elas não podem suspender o tratamento. Como lidar com esse grupo de risco durante a crise?

Abaixo, você pode conferir algumas seções que tratam especificamente da relação entre o coronavírus, COVID-19  o manejo dos pacientes oncológicos durante a pandemia, incluindo orientações e diretrizes oficiais das entidades envolvidas com o tratamento do câncer no Brasil e no mundo.

Por se tratar de um cenário muito dinâmico e de muitas incertezas, os conteúdos aqui disponibilizados serão atualizados dentro do possível, acompanhando novas descobertas e condutas quanto ao tema.

CONSIDERAÇÕES SOBRE OPÇÕES DE MANEJO DE NEOPLASIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Com a intenção de ajudar provedores a tomarem decisões mais apropriadas na triagem de abordagens oncológicas, com análise caso a caso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica propõe as seguintes opções de manejo de neoplasias durante o enfrentamento da pandemia pelo COVID-19.

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO OU EM SEGUIMENTO

Sem imunidade e sem vacina contra o novo coronavírus, toda a população está exposta e suscetível a contrair a doença. Mas alguns grupos estão ainda mais vulneráveis, como é o caso de pessoas em tratamento contra o câncer e que, por conta disso, têm seu sistema imunológico abalado. Alguns cuidados devem der tomados!

HOSPITAIS ONCOLÓGICOS LIVRES DE COVID PARA GARANTIR CONTINUIDADE DE TRATAMENTO

ALERTA DE AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR: CUIDADOS COM A SAÚDE NÃO PODEM PARAR.

No momento em que a sociedade de maneira geral está empenhada no sentido de frear o crescimento de casos de contaminação pelo coronavírus, praticando o distanciamento social e evitando sair de casa, há alguns pontos relevantes que precisam ser considerados sobre os cuidados que todos devem ter com a saúde

PRONUNCIAMENTO DA SBCO EM RELAÇÃO AO DIAGNÓSTICO E CIRURGIAS DE PACIENTES COM CÂNCER.

À medida que a epidemia de COVID-19 segue progredindo no Brasil, com possibilidade de interrupção das atividades cirúrgicas eletivas, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - SBCO, vem pronunciar-se em relação ao diagnóstico e cirurgias de pacientes com câncer.