Cisto Ovariano Roto

Um cisto ovariano é um acúmulo de líquido dentro do órgão. A maioria dos cistos ovarianos ocorre como parte habitual do processo de ovulação, os chamados cistos funcionais. Esses cistos geralmente desaparecem em alguns meses sem qualquer tratamento.

Os cistos ovarianos são formados nos ovários quando a ovulação não ocorre de forma adequada. Antes de o momento da ovulação  um folículo é formado nos ovários  que são responsáveis  pela produção de estrogénio e progesterona. Quando os ovários liberam  um óvulo, este folículo se rompe e se torna o lutenus corpus. No entanto, se a ovulação não ocorre  o folículo cresce em tamanho e torna-se um quisto do ovário. O cisto de ovário formado devido à falta de ovulação é chamado cisto funcional que não é prejudicial e vai embora por conta própria  sem qualquer tipo de tratamento. No entanto, por vezes  o cisto torna-se tão grande em tamanho que enfraquece a parede dos ovários  causando assim a ruptura do cisto. Esta condição tem de ser levado a sério  pois pode dar origem a várias complicações.

Sintomas
Geralmente os cistos ovarianos são assintomáticos e, portanto  a maioria das mulheres nem percebem que elas têm o problema de cistos  antes de terem sido diagnosticados por elas durante um exame ginecológico de rotina. No entanto, existem algumas mulheres que podem ocorrer discreta dor mesmo com um cisto no ovário inofensivo. No entanto, quando o cisto se rompe  a maioria das mulheres irá experimentar alguns sintomas que são os seguintes.

• O sintoma mais comum é a dor pélvica severa. Embora se possa detectar este com um quisto do ovário regular  a intensidade da dor pode aumentar quando o cisto se rompe. A dor é tipicamente constante e muito sem graça.

• Junto com a dor pélvica  um outro sintoma do sintoma ovariano roto está experimentando dor durante ou após a relação sexual. Fora  disso, algumas pessoas também tendem a sentir dor ao realizar atividades diárias como flexão, elevação e até mesmo ao defecar.

• Se a hemorragia interna foi causada por causa de ruptura do cisto de ovário  pode-se experimentar sintomas como febre, fraqueza, vômitos, náuseas, tonturas, desmaios, etc ..Pressão arterial baixa também indica a ocorrência desta condição.

Complicações
Uma das principais complicações incluem a torção do ovário , especificamente da da tuba uterina. Quando isso ocorre,  o fornecimento de sangue aos ovários vai se restringido,  o que leva à morte do tecido do ovário. Esta poder ser uma condição que necessite de cirurgia de urgência, caso a paciente evolua com dor pélvica aguda intensa, o chamado abdome agudo ginecológico.

Quando há ruptura do cisto, o fluido presente no seu interior drena para dentro da cavidade abdominal e também causar dor pélvica. Em alguns casos, o cisto pode sangrar para o seu interior, ocasionado o cisto hemorrágico. Este quadro pode evoluiur com ruptura do cisto e sangramento persistente paar dentro da cavidade abdominal, com perda significativa de sangue e queda da pressão arterial (choque hemorrágico).

Tratamento

A maior parte das rupturas de cistos vão evoluir sem maiores complicações e o tratamento consiste em analgesia e observação. Nos casos em que ocorre torção do ovário ou cisto hemorrágico roto com sangramento ativo e volumoso, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. No primeiro caso, para preservação do ovário, e no segundo para controle da hemorragia.

Atualmente a via de acesso padrão ouro para o tratamento cirúrgico é a laparoscopia. O cirurgião insufla a cavidade abdominal com gás e faz pequenas incisões na parede abdominal através das quais os instrumentos cirúrgicos são inseridos. Praticamente qualquer cirurgia pode ser realizada por acesso laparoscópico. O cirurgião identifica o cisto e pode removê-lo, controlar o sangramento ou desfazer uma torção ovariana quando possível.